Nos últimos anos, as rápidas tendências de urbanização são acompanhadas por mudanças climáticas globais e um aumento dramático de desastres naturais. Como as agências governamentais e os primeiros socorristas se esforçam para fornecer a melhor resposta, está ficando claro que a tecnologia desempenhará um papel maior na construção de comunidades mais resilientes. A Motorola Solutions compartilhou sua visão para o futuro das tecnologias de resposta a desastres na Critical Communications World 2018, em Berlim, Alemanha.

O número de desastres naturais aumentou dramaticamente nas últimas décadas, uma vez que o mundo de hoje vê três vezes mais desastres do que três décadas atrás. Agências de segurança pública em todo o mundo sabem que, quando ocorre um desastre, a comunicação é muitas vezes limitada ou inexistente, portanto, eles devem confiar nas soluções de comunicação mais resilientes e implementáveis.

Nos últimos 90 anos, a Motorola Solutions oferece aos clientes essas robustas soluções de rádio móvel terrestre (LMR) que são construídas para permanecerem operacionais durante eventos naturais em grande escala e fornecer interoperabilidade entre as agências de resposta.

Banda larga e soluções de software que fornecem uma imagem maior e mais nítida
As soluções LTE de segurança pública construídas nos últimos anos estão fornecendo cada vez mais dados críticos para a compreensão de situações complexas típicas em desastres naturais de larga escala, permitindo uma melhor coordenação entre as agências. A mais recente infraestrutura LTE ultra portátil da Motorola Solutions, a LXN 500, permite que as agências implantem rapidamente uma rede LTE rica em dados em praticamente qualquer lugar. Com pouco menos de 6 quilos de peso, o LXN 500 pode ser transportado em uma variedade de formas, incluindo mochilas ou veículos leves. Ele também possui um recurso de malha, permitindo a extensão da cobertura, implantando várias unidades.

A Motorola Solutions prevê um futuro próximo, onde cada vez mais dados são introduzidos nas soluções do Command Center, fornecendo aos tomadores de decisão uma visão mais ampla dos eventos antes, durante e depois de um incidente. Os dados históricos serão analisados ​​para ajudar a prever quais áreas podem ser mais suscetíveis a inundações ou outros incidentes, enquanto feeds de vídeo ao vivo agregados fornecem uma visão do que está acontecendo em vários sites. Eventos e respostas incorporados em um cronograma serão revisados ​​após o incidente para determinar os melhores cursos de ação no futuro.